quarta-feira, 16 de maio de 2012

Textos informativos e ensino de ciências


          Em sala de aula, os textos informativos constituem um dos recursos mais acessível, concreto e próximo da realidade dos alunos. Ele é definido como aquele que “busca informar, produzir alterações no nível de conhecimento do receptor” (PEREIRA, 1993, p. 10).

           A leitura é uma das atividades privilegiadas pelo professor em sala de aula. Mas o que se observa frequentemente é que esse trabalho vem acompanhado de “pergunta-resposta”: o aluno lê o texto e, a seguir, responde às perguntas solicitadas pelo professor, possibilitando apenas a localização de informações. Dentre outros aspectos, a dificuldade apresentada pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, no que se refere à leitura e à compreensão de textos utilizados no ensino de ciências, leva ao entendimento de que a abordagem de textos em aulas de ciências merece uma metodologia na qual devem ser repensadas: “o que” e “como” as atividades de leitura são propostas. Esse é o ponto de partida para buscar estratégias de leitura que, efetivamente, auxiliem os alunos a compreender o texto lido e a desenvolver o espírito crítico e a autonomia.

          A compreensão do texto pode ser entendida como um processo interativo que implica a construção do sentido do texto. Quando o aluno faz a leitura de um texto, e apreende seu significado, as conexões que estabelece podem contribuir para reavaliar suas ideias a respeito do assunto. Desde os anos iniciais, deve ser proporcionado aos alunos o contato com os mais variados tipos de textos informativos, a fim de incentivar a leitura e propiciar a compreensão desses textos para o ensino de ciências:

É importante que o aluno possa ter acesso a uma diversidade de textos informativos, pois cada um deles tem estrutura e finalidade próprias. Trazem informações diferentes, e muitas vezes divergentes, sobre um mesmo assunto, além de requererem domínio de diferentes
habilidades e conceitos para sua leitura (BRASIL, 1997, v.4, p. 124)


          Para conhecer o assunto e a linguagem empregada no texto, avaliando-lhes a adequação ou não aos alunos, é importante que o professor leia o texto previamente, fazendo os ajustes necessários ao uso da linguagem dele em sala de aula. Há textos cuja terminologia usada vem desacompanhada de explicações e há textos em que os termos científicos utilizados são explicados. No primeiro caso, é importante o conhecimento dos conceitos relativos aos termos empregados. No segundo, as exigências de pré-requisitos são menores para o domínio conceitual do leitor.

46        Livros infantojuvenis, paradidáticos, artigos de jornais e revistas, gráficos e tabelas, folhetos informativos de vacinação, lixo reciclável, cólera, Aids, bem como textos da mídia informatizada, enriquecem o assunto em estudo e servem de fonte para a coleta de diferentes informações sobre um mesmo assunto. Artigos de jornais e revistas voltados para o público adulto, ao serem utilizados em sala de aula, exigem cuidados especiais, como leitura pelo professor seguida de explicações ou seleção de trechos, legendas das ilustrações para serem lidas pelos alunos. Já os textos apropriados ao público infantil, depois de uma leitura prévia pelo professor, podem ser lidos integralmente pelas crianças sob a orientação e incentivo do mesmo. Essas práticas, seguidas de discussão em sala, além de ampliar os conhecimentos dos alunos, desenvolvem habilidades essenciais à formação de um leitor crítico e reflexivo. Portanto, cada texto escolhido tem uma estrutura e finalidades próprias, exigindo diferentes habilidades.

          Professor, assim, ao selecionar um texto para ser utilizado em sala de aula, é necessário que verifique:

• a adequação do texto ao tema em estudo, analisando se as informações contidas nele atendem às necessidades dos alunos;

• quais os conhecimentos são pré-requisitos para compreendê-lo e se os alunos os possuem;

• a qualidade das informações, observando se os conceitos abordados estão apresentados corretamente.

Textos organizados pelas autoras: Lízia Maria Porto Ramos e Amélia Pereira Batista Porto. Fonte: Um olhar comprometido com o ensino de ciências / Amélia Porto, Lízia Ramos, Sheila Goulart. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2009.

Sugestão de link sobre o assunto

Leitura de textos informativos feita pelo professor. Disponível em:




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