terça-feira, 19 de junho de 2012

Atividades de pesquisa convencional e ou via internet e a interação professor/aluno


Autores

Amélia Porto, Lízia Ramos e Marco Silva

 A pesquisa como recurso didático

 A pesquisa é um recurso didático utilizado quando se pretende adquirir ou mesmo ampliar as informações que já se tem sobre determinado assunto.

 Existem diferentes tipos de pesquisa, como a pesquisa de campo, que se caracteriza pela busca de informação no próprio local, mediante observação direta; a pesquisa de opinião, que investiga as preferências das pessoas; a pesquisa histórica, que busca informações sobre o passado; e outras.

 As pesquisas podem ser realizadas de forma individual, em grupo ou coletivamente.

 Para a realização de uma pesquisa é preciso que se tenha claro o assunto que se deseja pesquisar. Após essa definição, é necessário elaborar um planejamento, que varia de acordo com o tipo de pesquisa a ser feita.

 Uma forma de pesquisa muito utilizada ultimamente é a busca pela internet. Ela exige, no entanto, paciência e concentração, para não se perder pelos muitos endereços oferecidos pelo resultado da busca. O ideal é que se procure em portais de busca mais conhecidos e, em um primeiro momento, que sejam abertos endereços que contenham sites que abordem diretamente o assunto pesquisado.

 Professor, no caso da pesquisa escolar, para que a interação professor/aluno seja mais profícua, sugerimos as seguintes etapas que devem ser compartilhadas com os alunos:

• definição dos objetivos da pesquisa;

• definição do número de participantes (será individual, em grupo, ou coletivamente?);

• distribuição das tarefas entre os participantes, incluindo a redação final do trabalho;

• seleção das fontes de pesquisa (busca de informação mediante observação direta ou indireta, consulta a livros, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas, filmes, internet, fotografias, CD-ROM);

• elaboração do cronograma da pesquisa.

O papel do professor é determinante na orientação e acompanhamento de pesquisas realizadas em grupo. Cabe ao professor orientar o aluno na:

·        análise do que foi pesquisado, sugerindo que elimine as repetições e as contradições;

·        seleção das ilustrações, definição dos títulos e subtítulos;

·        inclusão dos dados de identificação do trabalho, como o nome dos participantes, escola, série, data;

·        organização das referências bibliográficas consultadas na realização da pesquisa.


Pesquisa via internet

 Felizmente o uso da internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) é uma realidade cada vez mais presente na educação brasileira. Segundo o Ministério da Educação, 58700 (cinquenta e oito mil e setecentas escolas) escolas públicas no Brasil já possuíam internet em alta velocidade, a chamada banda larga, nos primeiros meses de 2012.

 Na utilização dessa ferramenta professores e alunos são aprendizes. Nas trocas com os pares e com os alunos todos aprendem. Entretanto, uma questão preocupante que vem acompanhando o advento e a popularização do uso de computadores pessoais e da internet é o fato de que muitos estudantes vêm reproduzindo fielmente o conteúdo de sites e mídias digitais em seus trabalhos sem muitas vezes realizar uma leitura aprofundada e crítica destes conteúdos.


No intuito de levar os estudantes a realizarem trabalhos escolares de boa qualidade, apresentamos uma sequência de sugestões que o professor pode utilizar para orientá-los. Neste caso, as orientações são voltadas para a realização de pesquisas escolares via internet. Entretanto, cabe ressaltar que alguns princípios podem ser adaptados e adotados também no caso de pesquisas que utilizem outras ferramentas como os livros, jornais e revistas que chamaremos de convencionais. Além disso, trabalhos escolares podem se valer de ferramentas das TIC’s e das ferramentas convencionais simultaneamente. 

 Os princípios listados a seguir envolvem a interação professor/ aluno. O professor como aquele que incentiva, oferece situações de ensino e aprendizagem desafiadoras e que coordena e faz mediação entre o aluno e o objeto de conhecimento. O aluno como aquele que precisa construir sua autonomia em relação à busca do conhecimento e sua formação ética e cidadã. 

 Orientações úteis na realização de um bom trabalho utilizando a internet para professores e alunos

1.     Pesquisar em sites confiáveis. Para isso, é importante:

·        Oferecer indicações de sites aos alunos.

·        Identificar os responsáveis pelo site para avaliar o seu grau de confiabilidade.   

·        Contrapor as informações disponíveis com as oferecidas em outros sites para avaliar a veracidade das mesmas.

·        Certificar quais são as fontes citadas pelo (s) autor (es) do site ao fazer alguma afirmação importante.

2.     Não fazer simplesmente uma cópia de textos referentes ao tema pesquisado. Este artifício não traz nenhum aprendizado e leva ao desperdício de um tempo precioso.

3.     Jamais anexar informações que não foram lidas ao trabalho apenas para dar volume ao mesmo. Um bom trabalho não se mede pelo número de páginas.

4.     Ler todo material pesquisado. Fazer anotações e pequenos resumos do que achar mais importante.

5.     A partir das informações levantadas, escrever um texto com as próprias palavras resumindo todo o assunto pesquisado e o que foi aprendido. Se possível, pedir a outra pessoa para ler o texto produzido e apresentar a sua opinião, crítica e sugestão. Uma opinião diferente pode ajudar a melhorar o próprio trabalho e, sobretudo, o aprendizado.

6.     Citar as fontes de onde foram retiradas as imagens utilizadas como fotos, caricaturas, mapas, charges, etc. É importante que estas imagens tenham legendas. Utilizar aspas para reproduzir frases de terceiros identificando de onde foram retiradas.

7.     Ter cuidado com os erros de ortografia e gramaticais. Para evitá-los, fazer sempre uma correção. Para isso, o corretor ortográfico do programa do computador pode ser útil. Entretanto, é preciso estar atento, pois ele nem sempre é suficiente. Pedir auxílio de outras pessoas e consultar uma gramática se possível.

8.     Seguir as orientações dadas, caso o trabalho seja digitado, sobre a fonte e tamanho da letra a ser utilizados. Caso não haja essa orientação, os padrões mais utilizados são arial ou times new roman (tamanho 12) para os textos. Com títulos e subtítulos em negrito, nos tamanhos 16 e 14, respectivamente.

9.     Organizar cuidadosamente o trabalho. Um trabalho bem organizado facilita a compreensão dos leitores. Além disso, ao organizar o trabalho, também estamos organizando nossas ideias. Um bom trabalho pode apresentar, na maioria das vezes, a organização a seguir.

1º - Capa - todas as informações necessárias para identificar o trabalho como, por exemplo, nome do autor ou autores, turma, título do trabalho, nome do professor, disciplina, cidade, data, etc.

2º - Índice - lista de assuntos abordados no trabalho.

3º - Introdução – explicação rápida do que foi abordado no trabalho.

4º - Desenvolvimento - é a explicação do trabalho em si. A parte mais importante. Neste caso, o texto produzido conforme sugerido no item 5 (cinco).

5º - Conclusão ou considerações finais: deve conter o ponto de vista do autor ou autores sobre o assunto e uma conclusão pessoal finalizando.

6º - Referências: O endereço eletrônico de todos os sites consultados, bem como o dia em que foram acessados cada um deles. Este procedimento é importante já que muitos sites são atualizados, modificados ou podem não estar mais disponíveis quando outra pessoa for consultá-lo.

       10. A estética é muito importante em qualquer trabalho. Ela causará uma boa impressão a todos que lerem o trabalho. Por isso, é importante fazer o trabalho com bastante capricho.

Cabe ressaltar que as dicas supracitadas, são apenas orientações que podem ser ampliadas, alteradas ou adaptadas de acordo com as suas intenções pedagógicas e a realidade de seus alunos.

No processo ensino e aprendizagem, o professor precisa estar atento a estas questões. As atividades desenvolvidas por meio dos recursos da informática precisam levar em conta o nível de familiaridade e letramento dos estudantes. O próprio uso destas ferramentas contribui para que o estudante adquira um letramento no meio digital. “É utilizando que se aprende a utilizar.” Entretanto, deve se estar atento para o tipo de assistência que os estudantes demandam. Em certos casos, quando são principiantes, é necessário que sejam orientados prioritariamente sobre o manuseio do computador, os passos apropriados para navegação e as possibilidades que o mundo digital pode oferecer. Superadas esta fase, quando o aluno já não demonstra dificuldades em utilizar as ferramentas das TIC’s o professor pode priorizar a pesquisa, os processos de interação e comunicação, enfim, o universo de possibilidades que o mundo digital pode trazer ao processo ensino e aprendizagem.


A interação professor/aluno nas situações em que se faz uso da internet

 Inicialmente, é preciso considerar professor e aluno como parceiros no domínio dessa ferramenta, considerando que o letramento digital é recente em nossas escolas. Por isso é importante que o professor:

·        Motive seus alunos para o assunto a ser estudado.

·        Leve em consideração seus conhecimentos prévios sobre o tema e a estratégia a ser utilizada para busca de informação. Isso significa considerar procedimentos para busca de informação e construção do conhecimento como conteúdos de ensino. Se o professor propõe que seus alunos realizem pesquisas via internet ele precisa ensinar os alunos a utilizar essa ferramenta. E essa aprendizagem pode ocorrer durante a realização das pesquisas propostas.

·        Faça uso da palavra quando perceber que suas explicações contribuirão para o aluno avançar na construção do conhecimento. 

·        Oportunize ao aluno relacionar o assunto pesquisado com a sua experiência anterior.

·        Crie situações em que o aluno possa perceber a interdisciplinaridade dos conteúdos em estudo.

·        Reflita com os alunos sobre a importância da alternância na composição dos grupos para conhecer os colegas e vivenciar atitudes diferentes.

·        Reflita com os alunos sobre a importância de respeitar e fazer respeitar as diferentes opiniões e usar vocabulário que seja claramente compreendido.

·        Promova reflexões para que o aluno se conscientize da importância do uso da internet, de maneira responsável para promoção da sua inclusão social.

 A interação professor/aluno ocorre em um processo dinâmico e envolve situações de formação dos alunos como pessoas ativas, capazes de construir o seu conhecimento.



Segundo CHAUÍ:

Ao professor não cabe dizer “faça como eu”, mas “faça comigo”.  O professor de natação não pode ensinar o aluno a nadar na areia  fazendo-o imitar  seus  gestos,  mas  leva-o  a  lançar-se  n’água em  sua  companhia  para que  aprenda  a  nadar lutando contra as ondas, fazendo seu corpo coexistir com  o  corpo  ondulante  que  o acolhe  e  repele, revelando que o diálogo do aluno não se trava com seu professor de natação, mas com a água.

(CHAUI, Marilena de Souza. “Ideologia e educação” In: Revista Educação e Sociedade n.5. São Paulo: Cortez Editora/Associados, p.39, 1980.)


 Cabe ao professor a coordenação, a definição de objetivos de forma responsável e compartilhada de modo a estimular o aluno, criando uma relação de respeito mútuo e organização metodológica do seu trabalho.














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