terça-feira, 19 de junho de 2012

Motivação e incentivo no processo de aprendizagem

Autoras

Lízia Ramos e Amélia Porto

Motivamos ou incentivamos os nossos alunos a aprender? É muito comum encontrarmos textos didáticos que usam a motivação e o incentivo como processos sinônimos. Preocupadas em desfazer esse mal entendido, esclarecemos: motivação – vem de motivo, que constitui um estímulo interno; incentivo, por outro lado, constitui um estímulo externo.

A motivação pode ser entendida como o aspecto dinâmico da ação: é o que leva o sujeito a agir, ou seja, o que o leva a iniciar uma ação, a orientá-la em função dos objetivos estabelecidos, a decidir o seu prosseguimento e finalização. É, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação, a partir de uma relação estabelecida entre o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação. Pode ser entendida como um desejo, uma intenção, uma predisposição à ação; uma força propulsora que induz o sujeito a realizar atividades. Ao identificar e aproveitar o “motivo” que atrai a criança, aquilo que ela gosta ou se interessa, como meio de chamar-lhe a atenção ou seduzi-la como forma de engajá-la no ensino, o professor estará incentivando-a a aprender, ou privilegiando os interesses da criança no ato de ensinar.

Algumas sugestões de como despertar interesses ou incentivar o aprendizado:

·       Desafie o aluno a buscar o que deseja saber, incentivar a descoberta;

·       Desenvolva atitude investigativa que garanta o desejo de saber sempre mais;

·       Explore objetos que fazem parte do mundo físico e social do aluno, incentivando observações espontâneas e sistematizadas;

·       Use linguagem clara de fácil compreensão;

·       Proponha tarefas e exercícios adequados ao nível cognitivo do aluno, evitando atividades muito difíceis que ocasionem fracasso ou atividades muito fáceis que gerem desinteresse;

·       Discuta com o aluno o sentido prático do conhecimento, a importância, utilidade, o sentido que este tem para vida;

·       Articule e correlacione o que está sendo ensinado à realidade do aluno;

·       Apresente novos conteúdos a partir de situações problematizadoras;

·       Use procedimentos ativos de aprendizagem compatíveis com a faixa etária e o nível de desenvolvimento dos alunos;

·       Use atividades progressivas de dificuldade, incentivando a autosuperação gradual dos alunos;

·       Faça planejamentos de atividades ou projetos de ensino envolvendo a participação da turma, discutindo os objetivos a que se propõem;

·       Estimule a cooperação entre os membros da turma;

·       Informe regularmente os resultados alcançados, analise as dificuldades e avanços no decorrer do processo de construção do conhecimento.

Segundo Lima (2011), o professor deve descobrir estratégias, recursos  que façam com que o aluno queira aprender, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Ao estimulá-lo, o educador estará desafiando-o à aprendizagem, buscando os motivos que provocam o seu interesse para aquilo que vai ser aprendido.

É fundamental que o aluno queira dominar alguma competência. O desejo de realização é a própria motivação, assim o professor deve fornecer sempre ao aluno o conhecimento de seus avanços, captando a atenção do aluno. LIMA (2011). http://espacoescolar.com.br/geral/a-importancia-da-motivacao-no-processo-da-aprendizagem/


Segundo a mesma autora, a motivação é um processo que se dá no interior do sujeito, embora, intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, estímulos externos ou incentivos, principalmente, vindos de seus professores e colegas, alertando que nas situações escolares, o interesse é indispensável para que o aluno tenha motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento.

Outras sugestões para o professor:

·       Planeje regularmente as suas aulas, selecionando e estruturando os conteúdos, utilizando recursos incentivadores e materiais adequados;

·       Diversifique as atividades propostas alternando atividades em grupo, em roda, em duplas e individuais;

·       Incentive seus alunos a avaliarem seu próprio trabalho;

·       Mantenha os alunos sempre ocupados evitando dispersão e indisciplina. Dentre outras.

Para finalizar, lembramos-lhe que cada classe é uma realidade com características próprias. Portanto, o melhor caminho a seguir, é uma escolha do professor, que não pode deixar de considerar as características inerentes ao seu grupo de trabalho. Para isso, use seus conhecimentos e sensibilidade, bom senso e intuição ao orientar e dirigir os trabalos em sala de aula.

Textos elaborados pelas autoras a partir das referências citadas.

Referências bibliográficas:

ABREU, Maria C. & MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.

 SOUZA, Klênio Antonio. http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=382acesso 11/05/2012.

 Relação professor X aluno. http://www.slideshare.net/profissionalizando/relao-professor-x-aluno-presentation  - acesso em 11/05/2012.

 A relação professor/aluno no processo de ensino aprendizagem - http://www.espacoacademico.com.br -  acesso em 11/05/2012.

 LIMA, Sandra Vaz. A importância da motivação no processo de aprendizagem - http://espacoescolar.com.br/geral/a-importancia-da-motivacao-no-processo-da-aprendizagem/  - acesso em 14/05/2005.

Sugestões de links:

http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/epv-praxis.php - Espaço práxis pedagógica – ver artigos publicados sobre Relação professor-aluno entre outros. Acesso em 14/05/2012.

Alguns artigos:

http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/ARTIGOS%20E%20TEXTOS/vygotsky%20e%20o%20papel%20das%20interacoes%20sociais%20na%20sala%20de%20aula....pdf - Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo - João Carlos Martins. Acesso em 15/05/2012.




 http://transdisciplinaridade.wordpress.com/ - Transdisciplinaridade na escola. Acesso em 15/05/2012.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=372 – Educação e conservação da natureza. Acesso em 15/05/2012.

 http://www.parquedaciencia.com.br/sitemm/kits.asp - Projeto mão na massa. Acesso em 15/05/2012.


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